A final, o que é fotografia?

É importante termos momentos reflectivos sobre um tema que tanto dizemos gostar. Expressar opinião sobre diferentes maneiras de retratar a realidade, e fazer disso um espelho da nossa sensibilidade perante os fatos cotidianos nos ajuda a ir além de uma mera técnica.

A arte de desenhar com a luz é uma paixão, que se revela quando clicamos o mundo que temos e que desejamos.

10 julho 2010

Reflexo natuirais de uma cidade para outra

Nos últimos planos da fotografia, estamos vendo a cidade de Ibiporã, que para quem não conhece o norte do estado do Paraná, o que divide Jataizinho de Ibiporã é o rio Tibagi. 

O registro fotográfico (ponto focal) é em Jataizinho entre a praça Frei Timóteo e a av. Adélia Antunes Lopes. Aproximadamente 400m das margens doTibagi.


09 julho 2010

Sou brasileiro

Existe simbolo maior de persistência do que uma Kombi (desde quando existe) é o veículo de transporte coletivo que mais vende no Brasil?

E existe simbolo maior de um povo mais sofrido e batalhador que o brasileiro no mundo?!


Local: Rua Carmela Dutra (centro), Jataizinho - PR.

08 julho 2010

Luz câmera e luminária

O maior barato é o formato das luses conhecidas com luz branca, ou fluorescentes. Para quem fotográfa o desafio é fazer foto próximas desse ponto de luz, e retirar o máximo possivel (com os recursos existentes nas câmeras digital) dos ráios em tom azul.
 
Algo peculiar nesse fotograma é ter alido isso tudo com a captura dos reflexos desse ponto de luz. Isso dá um toque especial na composição, enquadramento e plasticidade da mesma.


07 julho 2010

A noite na avenida

Percorri boa parte da principal avenida da cidade pra tentar retratar algo peculiar, que a diferenciasse das outra avenidas.

Talves os canteiros (divisória das pistas), talves a iluminação dupla, ou até isso tudo junto, com toque de terra vermelha.


Local: Av. Antônio Brandão de Oliv. (próx. Ed. Helen Cristina), centro, Jataizinho - PR.

06 julho 2010

Esculturas no tronco

Quando cheguei ao local onde havia uma imensa sete cópas, me deparei com um toco. Um resquício, do qual transformei em uma parede de pedras, ou mesmo, madeira brotando em meio ao solo seco.



05 julho 2010

Chaminé cerâmica Jatay

A poucos dias retratei traços arquitetônicos que marcam muitos prédios e construções de Jataizinho. Hoje é a vez de contemplar um antigo local de produção de blcos cerâmicos .

Jataizinho por muito tempo foi considerada capital das cerâmicas.

 
Local: Av. Pres. Caetano Munhoz da Rocha (próx. Rod. Mello Peixoto BR 369 ) Km 129, Jataizinho - PR.

04 julho 2010

Cordeirinho

Todos as espécies de animais quando pequenos (filhote), são bonitinhos e transmitem toda pureza que temos no mundo. Na foto esse rapaizinho com menos de uma semana de vida.


Local: Fazenda escola UEL (Universidade Estadual de Londrina), Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, KM 380, Londrina - PR.